KobuJutsu

kob1.jpg 

O KOBUJUTSU é uma Arte Marcial antiga, que surge por volta do séc.XV, de uma forma improvisada com o único objectivo, garantir a sobrevivência do povo de Okinawa. Tanto o Kobujutsu de Okinawa (séc.XV), como Kobujutsu do Japão (séc.XVII), acabaram por evoluir em Kobudo, surgindo então a componente filosófica das Artes Marciais Clássicas e a elaboração de Kata (formas) para facilitar o seu ensino. 

História dos camponeses de Okinawa

“… Consta-se que em vários momentos, no decurso da sua história, os naturais de OKINAWA, encontraram-se confrontados com invasores de todos os tipos, e para lhes fazer frente utilizavam as mãos e os humildes instrumentos, deixados pelos ocupantes para conseguirem sobreviver. Os seus treinos tinham lugar no maior segredo, à noite. A transmissão das técnicas, só se fazia oralmente, com o tempo os especialistas mais dotados codificaram as suas técnicas. Essas técnicas eram reclassificadas, suspeita-se que desde 1630, sob o nome TIGUA (técnicas de armas) “que para além disso, não são muito originais em si mesmas, a não ser pela codificação que foi feita”. Numerosos são, os povos da Ásia e da Europa que, confrontados com os mesmos imperativos, fizeram num dado momento da sua história o mesmo percurso: nunchaku, bo, kama, sai. Depois de 1868, data da restauração MEIJI, no Japão, tudo o que se assemelhava a uma actividade marcial foi banido de todo o Império.

Em 1903, o Kobujutsu reescrito tornou-se Kobudo e ficaram salvos do esquecimento. Com efeito, serão sobretudo as tropas americanas de ocupação (cerca de 100.000 grupos de intervenção em permanência), que exportando-se em primeiro lugar os apresentarão em seguida ao grande público. Por fim, os últimos especialistas de OKINAWA, organizaram-se em diversas Federações e construíram o que actualmente existe, retomando o ensino até (re)criarem as KATA … “ 

banner-kobujutsu1.jpg

(Clique na imagem para ver as Armas tradicionais do Kobujutsu)

Bo – Sansetsukon – Nunchaku – Kama – Sai – Tonfa – Kobutan – Tanto – Bokken

Retirado do Website da União Portuguesa de Jujutsu e Kobujutsu 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s