RESUMO: 2ª Taça Mestre Manuel Sousa

taca1b.jpg

No sábado passado realizou-se a 2ª Taça de Karate Mestre Manuel Sousa, no Pavilhão Desportivo do Milharado. Contando com a presença de 126 atletas inscritos de dez clubes (UNAM, CP Telecom, Olaias Club, Amicale, J.F.Lumiar, ACD Milharado, A.D. Bobadela, Quantos Queres, Urbimed, Carnide Club), divididos por 11 categorias, de Pré Infantis a Seniores, tinha tudo para ser uma grande prova, e assim foi. 

A UNAM fez-se representar com 14 atletas e 4 categorias, de forma a melhor preparar os mesmos para as provas oficiais que se avizinham. Como treinador da equipa, quero agradecer aos PAIS que estiveram presente a apoiar incondicionalmente a nossa equipa. Também á organização da prova por nos ter convidado mais uma vez para as suas iniciativas e a todos os participantes que de um modo geral acolheram-nos de braços abertos. Como não podia deixar de ser aos “meus putos” que mais uma vez me encheram de orgulho e alegria, por se terem dedicado e esforçado para se superarem e alcançarem novos patamares de evolução. UNAMMMMMMMM 

Referente às nossas participações segue-se um pequeno resumo.

Kumite Infantis Masculinos (10-11 anos)

Ricardo Cachaldora – Obteve uma excelente prestação nesta prova que foi a sua primeira competição de Kumite. Na primeira eliminatória defrontou o jogador João Ribeiro (QQ) com o resultado de (9-7). Na segunda eliminatória defrontou o atleta Rafael Sequeira (que mais tarde vinha a sagrar-se Vice – Campeão da prova nesta categoria) perdendo desta feita por (2-10). 

João Feliz – Embora a sorte tenha-lhe sorrido na 1ª eliminatória apanhando um BYE, quis a mesma que este atleta ficasse pelo caminho no combate seguinte. Nos primeiros segundos do combate, o seu oponente (Diogo Cardoso – Carnide) desferiu um Mawashi Geri Chudan no flanco, que imediatamente deixou o João cheio de dores. Após o arbitro interromper o combate e retirar-se o colete (relembro que nesta categoria os atletas utilizam coletes e capacetes), constatou-se que tinha um largo hematoma nessa área. Com bravura o João pediu para continuar. Perante uma completa inaptidão do painel de arbitragem a técnica foi pontuada, deixando desta forma o seu oponente livre para continuar a castigar essa mesma zona, ficando o pequeno João cheio de dores, baralhado e com um sentimento de injustiça bem gravado. Perante este cenário e como não havia forma de o painel de “Juízes” penalizarem o adversário, interrompi o combate pedindo KIKEN (Desistência) do meu atleta. O resultado era 4-7. No final o seu adversário ficou em 3º lugar.

Miguel Santos – Com uma falta de comparência do seu adversário, passou a primeira fase. Na segunda realizou um combate extremamente calculista para a sua tenra idade e conquistou a vitória perante o atleta Diogo Nascimento (Urbimed) por 3-7 com uns óptimos Gyaku Tsukis.. Já na 3ª eliminatória, defrontou Gonçalo Marta (que se sagrou campeão da prova) perdendo por 2-6, acabando desta feita em 3º lugar na poule e 4º da geral. Uma prova excelente do Miguel.

NOTA: Perante assobios, protestos, e autênticas vaias, do publico revoltado com a fraca prestação dos técnicos de arbitragem presentes, estes ficaram surpreendidos quando me desloquei à mesa com os restantes treinadores para saber a razão porque eram tão permissivos com contactos ao capacete, excessos de contacto etc, por parte de tão jovens atletas. Não querendo dar uma lição, como alguns a chamaram, o painel aceitou as criticas construtivas e a prova seguiu com alguma com maior pedagogia e estabilidade dos juízes e maior segurança para os participantes.

taca7a.jpg   taca9a.jpg   taca8a.jpg

Kumite Iniciados Masculinos  Tiago Alves – este foi o primeiro dos nossos atletas a entrar em prova nesta categoria. Embora tenha realizado um combate brilhante do ponto de vista técnico, o seu oponente (Frederico Rato-CPT) conseguiu vencer por 12-7, acabando mesmo por ocupar o 2º lugar do pódio. 

Duarte Matos –  Quis o sorteio que lhe calha-se logo na 1ª eliminatória o atleta que se viria a sagrar campeão (Álvaro Varela – CPT). O resultado foi 2-9, mas não é de todo o mais importante, nem tão pouco retrata o que se passou dentro do tatami. Face ao seu adversário (uns 30 cm mais alto) o Duarte adoptou uma postura vigorosa, empreendendo diversas acções motoras de valia, mas que se tornavam inúteis perante o maior alcance de braço do outro jogador. Esperemos que na sua própria categoria, o nosso “Stuart Litlle” seja assim tão valoroso, pois se assim for irá nos trazer grandes alegrias.  Gonçalo Oliveira – Um dos meus medos para esta prova concretizou-se ao este atleta ser mais uma vez injustiçado em competições, por factores alheios à sua vontade, técnica e sobretudo “raça lutadora”. Com 2 Mãe Geris marcados nas mãos do Gonçalo, o seu adversário (Diogo Cabral) passou á eliminatória seguinte. 5-2. Patrick Ferreira – Para mim como treinador é um orgulho ver os próprios atletas a superarem-se e a crescerem. Foi o que aconteceu com o Patrick nesta prova. Embora seja um “miúdo” recatado e tímido, não foi assim dentro do tapete. Na 1ª eliminatória ganhou 8-1, com o velho ditado, “grão a grão enche a galinha o papo”. Ponto a ponto passou para a 2ª, defrontando desta feita o jogador Diogo Cabral (QQ) o mesmo que havia na eliminatória anterior eliminado o nosso Gonçalo. E aqui continuou alguma miopia do painel e sorte do adversário, com Mawashi Geris marcados nas ancas, braços do Patrick, este atleta passou á fase seguinte por 7-4. No final subiu em 3º ao pódio.  Bruno Figueiredo – Logo na 1ª eliminatória proporcionou um dos momentos mais espectaculares do dia, ao efectuar um Ushiro Ura Mawashi Geri, (com troca de Kamae – passo cruzado) ao seu adversário Henrique Farinha (Olaias). O público correspondeu com uma efusiva salva de palmas e autênticos gritos de euforia.  Outro Sambon se seguiu, acabando o combate por  5-9. Na 2ª eliminatória o espectáculo de sambons continuou contra João Centeio (QQ). 10-1 foi o resultado. Na 3ª eliminatória defrontou Álvaro Varela (vice campeão nacional Iniciados -50Kg), o mesmo que havia derrotado Duarte Matos anteriormente. E como a “fama” tem um preço a pagar, o chamar a atenção do Bruno, resultou numa tomada táctico defensiva excelente por parte do seu oponente. Nem uma técnica de pernas entrava, e perante a incapacidade do Bruno se adaptar a uma “esgrima” de braços, perde o combate (6-1) com o jogador que se sagraria campeão. Fica em 3º Lugar na geral, com a prova que não é com técnicas de pernas que se ganha combates. 

taca4a.jpg

    

Kumite Iniciados Femininos  Ana Monteiro – Como já é habitual, as jogadoras desta categoria não eram muitas, mas chegaram para fazer duas meias-finais. Na 1ª, Ana derrota a jogadora do ACD Milharado por  2-0, com dois bons Gyaku Tsukis. Muitos Mawashi Geri ficaram aquém da pontuação. Na final perde com a Sara Moreira por 6-2. De realçar a acção motora (Mawashi Geri Jodan) que surpreendeu de todo a sua habitual colega de treino, pese embora tenha sido com demasiado vigor e tenha havido contacto o resultou no chukoku (aviso). Sagrou-se Vice campeã. Sara Moreira – Esta atleta que de certo nos irá trazer imensas alegrias (num futuro não muito distante) foi igual a si mesma. Decidida e lutadora. Sagrou-se campeã da categoria com uma facilidade aterradora. Ganhou a jogadora da Urbimed (Helena Serrano) por 5-3, sendo os 3 pontos sofridos por penalizações de contacto. (ai..ai…). Na final defronta a colega de treino Ana Monteiro que ganha por 6-2, mostrando de tudo um pouco. No final da prova ansiosa pelo Regional lamentava ter tido pouco desafio nesta prova. Ocupou o 1º Lugar no Pódio.

taca-2a.jpg   taca6a.jpg

Kumite Juvenis Masculinos  

Tiago Gonçalves – Após ter existido um trabalho de preparação (visualização de vídeos do adversário) o Tiago, muito mais habituado às andanças das Kata, apresentou-se na 1ª eliminatória para defrontar nada menos do que o actual campeão Nacional de Iniciados -50Kg. Devido à extrema mobilidade do adversário e preciosa reacção em antecipação, o Tiago adoptou uma táctica de centro estável, passando pelo trabalho estático. O combate bastante renhido acabaria 4-2 com a vitória do Carlos Vilhena (CPT). O Carlos sagrou-se campeão da categoria. Pedro Fernandes – Num combate sem muita história, o Pedro defrontou o atleta do Clube PT (Dyachenko Stanislav) com bastante energia mas foi incapaz de gerir o combate, perdendo por 2-8. O outro atleta ocuparia o 3º posto do pódio. André Moreira – Num dos combates mais emocionantes deste torneio, o André defrontou o atleta Rajiv Mohan (Olaias) ganhando por 14-18. Sem dúvida um combate extremamente ofensivo. Na ronda seguinte quis mais uma vez o sorteio pregar-nos uma rasteira fazendo com que defronta-se o colega de treino Marco. Os dois amigos pouparam-se bastante, encetando poucas acções motoras mas André marcou primeiro com um Gyaku Tsuki Chudan
em antecipação. Nos momentos seguintes sofreu um Mawashi Geri Chudan que lhe ditaria o afastamento das rondas seguintes. 2-1. No final foi eleito um dos atletas revelação do Torneio, juntamente com Rajiv Mohan também ele, um atleta brilhante.
  Marco André – Com uma enorme determinação, o Marco defrontou o jogador João Santos (JFL) ganhando por uns expressivos 8-0, controlando por completo toda a actividade dentro do tatami. Na segunda derrota o colega André por 2-1. Na meia-final defronta o atleta Bruno Rua da CPT (3º Class. Kumite Iniciados -55Kg). Neste combate que mais parecia uma final de Cadetes com ambos jogadores (demasiado) possantes e com um brilhantismo táctico enorme acabou com o total 13-6, permitindo ao Bruno o acesso á final e ao 2º Lugar do pódio. 

taca3a.jpg   taca5a.jpg

Para breve ficam os videos desta prova. Alem das fotos presentes no resumo existem muitas mais no nosso Album na barra lateral da página.

O Treinador – Jaime Reis

3 thoughts on “RESUMO: 2ª Taça Mestre Manuel Sousa

  1. Jaime: Treinador sempre presente(por vezes atrasado…mas isso n interessa) smp decidido em nos apoiar e nos levar pelo melhor caminho até à final=sucesso. Vendo smp as coisas de uma maneira difernte da nossa de maneira a nos ajudar a termos uma visao mais ampla, da realidade do momento. sem duvida um treinador e amigo sem igual.
    Mtas felicidades jaime e ti e a Sonia”!!!!!!!!!

    kiss

  2. Claudio: outro dos meus grandes Amigos é um homem com H grande sem duvida nenhuma. Smp mto sincero, claro, simples… bem disposto! é assim k caracterixo esta pessoa espectacular.

    mtas felicidades pa ti tb******

    kiss

    (jaime nda de ficar com ciumes ok?? ja sabes o k penso)

  3. ola a todos!!! queria mandar um grande abraço ao meu grande amigo bruno figueiredo!!!!
    tambem queria mandar os parabens ao grande treinador Jaime Reis que é.
    Bruno continua assim e vais longe mas tenta evitar o excessivo ataque de pernas.
    tu es grande;)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s