Resumo – Torneio de Karate da J.F.do Lumiar

– Sara Moreira – Kumite Iniciados Feminino

– Ana Monteiro – Kumite Iniciados Feminino

– Duarte Matos – Kumite Iniciados Masculinos

Bruno Figueiredo – Kumite Iniciados Masculinos

– Marco André – Kumite Juvenis Masculinos

– André Moreira – Kumite Juvenis Masculinos

_____________________________________________

Como responsável da Equipa de Competição da UNAM, quero desde já agradecer à AKS, pelo convite. Quero agradecer tambem aos Pais e Atletas , que com tão pouco prazo acederam ao desafio e estiveram presentes. Deixo uma nota de apreço também a todos os atletas da AKS, com os quais a UNAM jogou pois são todos possuidores de grande nível. Aos treinadores Nuno e Estevão, são uns porreiraços😀. Tambem à arbitragem, embora falhem aqui ou ali, as criticas que vos faço são no contexto construtivo e visam a melhoria dos nossos praticantes. Segue-se um pequeno resumo da prova.

Kumite Iniciados Masculinos

Bruno Figueiredo           

Na 1ª eliminatória calha com o seu já conhecido adversário do Milharado, Henrique Farinha. Num combate bastante intenso com direito a prolongamento (enchosen), o Bruno levaria a melhor com um Gyaku Tsuki. Pelo meio o seu adversário ainda teve tempo de lhe “devolver” o Ura Mawashi, que tinha sofrido no Milharado. Boa evolução para o Henrique. Terminava 11-10. Na 2ª eliminatória apanha um BYE e na 3ª Eliminatória (Meia Final) frente a Frederico Rato, é claramente prejudicado pela arbitragem, vendo técnicas de pernas Jodan, não serem pontuadas, pontos nos quais chegou antes do seu adversário irem para o outro lado, etc. O combate acabaria por ir a decisão da arbitragem, o que era de todo de evitar, pois já era certo que se assim fosse seria o jogador da casa a passar a eliminatória, e assim foi. Terminava 2-2. Conquistou o 3º Lugar do Pódio. 

5.jpg   6.jpg   8.jpg   lum3.jpg

Duarte Matos 

Na 1.ª eliminatória apanha um BYE. Na 2ª eliminatória, frente ao atleta Pedro Reis arranca uma vitória a Gyaku Tsuki’s. 4-0.Na 3ª eliminatória (Meia Final) calha-lhe também o seu já conhecido adversário Álvaro Varela (Actual Campeão Regional – 55 Kg). Com menos15 quilos e uns 30 centímetros de altura do que o seu oponente, o Duarte fez um combate excelente do ponto de vista táctico-defensivo. Enquanto o resultado no Milharado foi 9-2, desta feita foi 4-0, uma melhoria bastante significativa, tendo em conta o porte dos dois jogadores. De salientar que os 4 pontos foram marcados por Gyaku Tsuki, em simultâneo com acções idênticas da parte do Duarte, mas que devido ao maior alcance do braço do Álvaro, resultaram infrutíferas.Conquistou o 3º Lugar do Pódio. 

Kumite Iniciados Femininos Sara MoreiraNa 1ª,2ª e 3ª eliminatorias apanha BYE, devido à falta de atletas desta categoria, passando desta forma automaticamente à final. Na final defronta a colega de Treino Ana Monteiro. Como já é habito (defeito) da Sara, coloca 80% das técnicas por cima da guarda da adversária, deixando a parte inferior vaga, o que lhe valeu 5 pontos sofridos neste combate. Terminaria 6-5 com a sara a conquistar o 1º Lugar. 

1.jpg   lum2.jpg   4.jpg

 

Ana Monteiro 

Na final contra colega Sara, realiza um combate muito bom. Em relação ao Milharado, onde já tinham se defrontado, a Ana evoluiu bastante, passando de uns 6-2 para uns 6-5 no prolongamento. Aproveitou bem os espaços abertos e conseguiu aguentar o combate até ao final. Conquista o 2º Lugar. 

Kumite Juvenis Masculinos

André Moreira 

Na 1.ª ronda defronta um adversário claramente inferior em termos físicos. O jogador Frederico Menezes, mostrou fibra mas foi eliminado por 6-0. Na 2ª eliminatória, joga contra o jogador, Nelson Frois (3º Classf. Regional Juv. -50kg), derrotando-o por uns expressivos 7-1, com um controlo do combate excelente, remetendo-se quase exclusivamente a acções motoras de braços. Na 3ª eliminatória (Meia Final) combate contra Dyachenko Stanilslav. Aqui mais uma vez, a arbitragem (na minha óptica) falhou. Não pode haver dualidade de critérios, neste que são os escalões de formação. Não podemos ser permissivos ao pontos dos seniores no que diz respeito ao controlo, ou mais precisamente neste caso, à falta dele. Kick-Boxing é um desporto de combate muito bom, mas no sitio certo, não num torneio de Karate, onde há regras para serem cumpridas. Por varias vezes o seu adversário, “encheu o pé” ao género futebolístico e deveria ter sido penalizado por isso, não premiado com Nihon’s. Perde por 9-5 e fica em 3º lugar. 

 10.jpg   15.jpg   11.jpg   9.jpg

Marco André 

Esta foi uma prova de fogo para este jovem. Após um dia menos feliz e consequente eliminação no Regional, o Marco apresentou-se bastante confiante para esta prova. Pronto para colocar essas “infelicidades” para trás, ficando apenas com o conhecimento adquirido na experiência fez uma prova excelente. Na 1º eliminatória derrota o atleta Antonio Amante por 6-0. Na 2ª, defronta o jogador Rajiv Mohan (3º Regional Juv – 60Kg). Num combate muito renhido no qual o Marco levava vantagem pontual, o oponente lesiona-se num joelho ao colocar um pé no chão. Devido ao risco de lesão e muito sabiamente desiste. (As rápidas melhoras!) Na ronda seguinte (3ª eliminatória) defronta Bruno Rua (3º Regional Juv – 60Kg) com o qual já tinha combatido e perdido no inicio do mês no Milharado (13-6). Desta vez a historia foi diferente levando a melhor por 5-4. Na Final, frente ao atleta Dyachenko, faz jus da sua experiência e notável força anímica, arrebatando o 1º lugar com o resultado de 7-2.

 O Treinador – Jaime Reis

5 thoughts on “Resumo – Torneio de Karate da J.F.do Lumiar

  1. Paragens a todos os atletas pelos excelentes resultados btidos.
    Parabéms também aos técnicos quer pelo desempenho dos atletas,
    quer pelo excelentye trabalho aqui apresentado.
    AH!!!!!!!!!
    Já me esquecia, parabéns ainda ao fotógrafo ( também, com essa máquina!!!!!!!!
    e com estes modelos!!!!!!!!!) LOOLLLLL
    Um abraço a todos

  2. Olá a todos…
    Quero desde já agradecer a vossa participação e dar os parabéns pelos resultados obtidos também…
    É de facto notório a vossa evolução como equipa tanto físico como tactico…É claro que isto é fruto do vosso trabalho e do vosso técnico que desde já lhe deixo um enorme abraço e um pedido de desculpas não pela organização mas sim pela desorganização que foi aquele Domingo, prometo que da próxima será bem melhor.
    Aquele Abraço
    Estêvão Trindade

  3. Obrigado Paulo pelo comentário! É uma realizade, sem o “Fotografo” não tinhamos um site tão bonitinho😛

    Estevão…
    Muito obrigado pela tua visita e comentário! Como já te disse, para nós foi um PRAZER podermos estar todos juntos no Lumiar. Independentemente das pequenas coisas que poderão ser melhoradas foi uma prova excelente! Já sabes que podes contar sempre connosco para o que der e vier! E se precisares de alguma coisa para “aquele projecto marado para o Verão”😉 é só dizer!

    ABRAÇÃO!

  4. jaime naO tenhO mtas cOisas a dixe mas keria agradecer O kOvite para termOs partipadO pOis adOrei e naO sei se sabes mas se naO sabes fikas desde ja a saber adOrO participar em tOrneiOs….
    bOm tenhO de ir bjO pa ti e pO restO da ekipa🙂

  5. Boa tarde.
    Gostei de:”É uma realidade, sem o “Fotografo” não tinhamos um site tão bonitinho”.
    É com enorme prazer que dou esta minha modesta colaboração para o “nosso” site, desde já informo que sempre que seja preciso e eu esteja disponivem não hesitem em pedir os meus “serviços”. Parabéns aos treinadores e aos atletas pelos excelentes desempenhos.

    Cumprimentos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s