Exames Medico Desportivos

 

Para assegurar a celeridade de inscrição na FNKP e respectivos seguros desportivos para a próxima época, a UNAM vai promover uma acção de consultas levada a cabo por especialistas da Area da Medicina Desportiva.

Esta decorrerá na Escola Secundária Stuart Carvalhais em Massamá no dia 26 de Junho (Sexta feira) pelas 20H00.

A consulta compreende exames médicos especificos (ECG…) ficando os Atestados médicos disponiveis no final da mesma.

Cada consulta tem o valor de €18. Basta aparecer no local (atendimento por ordem de chegada). A UNAM fornece os formulários próprios para o efeito.

 

Relembramos que, o exame médico-desportivo torna-se obrigatório, em todas as situações e para todos os praticantes desportivos, árbitros, juízes e cronometristas filiados ou que se pretendam filiar em federações dotadas de utilidade pública desportiva.(Caso da Federação Nacional de Karate Portugal)

O seguro desportivo, para ser aceite pela entidade tomadora, depende da realização do exame médico-desportivo.


In: Instituto do Desporto de Portugal

3 thoughts on “Exames Medico Desportivos

  1. De seguida apresentamos informação detalhada acerca da problemática dos Atestados Médicos perante os médicos de família, etc..

    Atestado Médico:

    O nº 1 do artigo 14º do Decreto-Lei nº 385/99, de 28 de Setembro – diploma que define o regime da responsabilidade técnica pelas instalações desportivas abertas ao público e actividades aí desenvolvidas –, estipula que a admissão de qualquer pessoa à frequência daquelas instalações desportivas fica condicionada à apresentação de exame médico que declare a inexistência de quaisquer contra-indicações para a prática da actividade física aí desenvolvida.

    A Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto – aprovada pela Lei nº 5/2007, de 16 de Janeiro –, veio estabelecer um novo regime legal para aquele acto, porquanto, estabelece, no nº 2 do artigo 40º, que, no âmbito das actividades físicas e desportivas desenvolvidas nas instalações desportivas supra mencionadas, constitui especial obrigação do praticante assegurar-se, previamente, de que não tem quaisquer contra-indicações para a sua prática.

    Nesta conformidade, a norma constante da Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto, citada, revogou tacitamente o preceito legal do Decreto-Lei nº 385/99, de 28 de Setembro, acima referido, pelo que, a admissão de qualquer pessoa às instalações desportivas abertas ao público não está condicionada à apresentação de exame médico, mas tão-somente à especial obrigação de se assegurar, previamente, de que não tem quaisquer contra-indicações para a prática da actividade que pretende desenvolver.

    NO ENTANTO:

    Neste quadro, o exame médico-desportivo torna-se obrigatório, em todas as situações e para todos os praticantes desportivos, árbitros, juízes e cronometristas filiados ou que se pretendam filiar em federações dotadas de utilidade pública desportiva.

    A realização de exames de avaliação médico-desportiva é condição necessária para que qualquer praticante desportivo, árbitro, juiz e cronometrista se possa inscrever, no início de cada época desportiva, na respectiva federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva. (Caso da Federação Nacional de Karate Portugal)

    O seguro desportivo, para ser aceite pela entidade tomadora, depende da realização do exame médico-desportivo.

    In: Instituto do Desporto de Portugal
    http://www.idesporto.pt/CONTENT/3/3_6/3_6.aspx

  2. K bakano sempre é mais barato k no meu médiko e n tenhu k tar a espera dele LOOOOOOOOOOOOL😄

  3. “Exmos. Srs.

    O Centro de Medicina Desportiva de Lisboa pretende implementar, progressivamente, um modo mais célere e cómodo para a realização de exames médicos aos atletas.
    Assim, a partir de 1 de Setembro de 2009, o CMDL facultará um dia por semana (2ªs feiras) para exames médicos cujos resultados serão entregues após o exame.

    Para as marcações deverão contactar:
    Email – Leonor.almeida@idesporto.pt
    Tel.: 21 7954000
    Fax: 21 7942598″

    Informação enviada pela FNKP a 19.06.2009

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s